BigBlueButton, ensino à distância e carta para o Ministério da Educação


Temos o prazer de anunciar que instalámos um novo serviço BigBlueButton. disponíveis ao público para as entidades que necessitam de um sistema de conferência web que respeitarem a sua privacidade e não necessitarem de software adicional. O BigBlueButton é um sistema de videoconferências web gratuito e de código aberto concebido para utilização em tele-educação. Caso tenha interesse em utilizar ou experimentar basta contactar-nos por email para contact [at] privacylx.org e posteriormente criar uma conta no nosso Serviço BigBlueButton.


Enviámos hoje a seguinte carta ao Ministério da Educação português:

Exmos(as).Senhores(as) do Ministério da Educação,

Relativamente ao tópico do ensino à distância, a associação PrivacyLx (NIPC 515584550) está disponível para, de forma voluntária, contribuir com o seu know-how e consultoria na instalação e configuração de uma plataforma-piloto de ensino à distância, baseada na plataforma Moodle e no sistema de tele-conferência de áudio e vídeo BigBlueButton. Estes sistemas já foram implementados e utilizados por muitas universidades, escolas e outras instituições por todo o mundo com resultados muito positivos.

PrivacyLx é uma associação sem fins lucrativos que defende o direito à privacidade e julgamos poder contribuir para a proteção da privacidade dos alunos. Estamos cientes de que, os serviços comerciais centralizados não são apropriados e constituem um problema quanto a questões de privacidade e segurança para os alunos.

Apesar da orientação legal da CNPD verificamos que não existe ainda uma orientação geral de uma diretriz técnica e cada escola adota a sua solução, seguindo regras diversas vezes questionáveis, que têm consequências quanto à segurança e privacidade de estudantes, pais e professores.

Propomos o uso das soluções de software de vanguarda na educação à distância, tanto o sistema de eLearning Moodle quanto o BigBlueButton (para as vídeo-aulas), ambas desenvolvidas em código aberto e com a licenças de Software Livre. Estas podem ser instaladas nas infraestruturas do Ministério e podem acomodar as necessidades das escolas de ensino à distância, tal como a participação remota de áudio e vídeo, e o uso de um painel de apresentação (entre outras funcionalidades).

Como exemplo do sucesso de uma destas plataformas, passamos aqui o exemplo recente do observatório de software livre da União Europeia.

Infelizmente, a atual situação de pandemia vai-se estender por um largo período de tempo, e a longo prazo será necessário a implementação de um sistema seguro e de confiança vocacionado para a educação dos portugueses.

Estamos à vossa disposição para qualquer questão ou esclarecimentos quanto a detalhes sobre os sistemas propostos.

Com os melhores cumprimentos,

Da parte da associação PrivacyLx - Defendendo a privacidade.

Traduções