Welcome Pack


Olá, Bem-vindo(a) à PrivacyLx!

Este é o kit de boas vindas. Cobre as questões básicas de como a organização trabalha, quem faz o quê e como podes ajudar.

De que trata a PrivacyLx?

A associação tem como fim a defesa da privacidade digital e segurança digital como direitos fundamentais para uma sociedade livre através da educação, investigação e desenvolvimento de ferramentas para a sua protecção. Podes saber mais sobre nós aqui.

Actualmente estamos mais activos na organização de eventos e na criação de recursos educativos. Além disso, estamos a criar campanhas e a compilar uma lista de ideias que com um pouco mais de colaboração podem ser concretizadas. Podes encontrar mais sobre este assunto no fórum.

Como posso ajudar?

Precisamos sempre de ajuda, lê esta secção para saberes como nos podes ajudar. Também não hesites em perguntar-nos se podes ajudar de outras formas, como por exemplo proporcionando-nos um espaço físico, ou um servidor que possamos utilizar, etc.

Ajuda é sempre bemvinda.

Eventos

Se tens uma habilidade especial, interesse num tópico específico, queres receber um evento ou simplesmente propor algo, sente-te à vontade para apresentar a tua ideia ou dar uma espreitadela sobre outras ideias, visitando esta secção do nosso fórum.

Serás também sempre bem-vindo a juntares-te a nós nos eventos !

Estamos a precisar de um espaço físico em Lisboa, por favor contacta-nos se puderes oferecer um espaço que possamos ocasionalmente utilizar para fazer eventos e trabalhar em conjunto.

Comunidade

Somos uma comunidade de pessoas que se preocupam muito com uma causa. Ao seres um membro activo e receptivo, fazes bater o coração da comunidade.

O fórum é a nossa casa virtual. Com certeza encontrarás aqui muitas conversas interessantes e és muito bem-vindo(a) a participar.

Se tiveres dúvidas sobre alguma coisa, podes contactar os moderadores no nosso fórum, basta enviar uma mensagem @moderators ou enviar um e-mail para: contact [a] privacylx.org

Materiais educativos

Temos publicado uma série de slides de apresentações que fizemos. Sente-te à vontade para propor qualquer outro material que aches que pode ser útil tanto em português como em inglês. O melhor sítio para o fazer é na categoria de aprendizagem do fórum.

Investigação

Há sempre ideias e propostas de investigação, por favor dá uma vista de olhos às secções do fórum:

Desenvolvimento (código)

Tens um projecto ou uma deia que gostarias de desenvolver, por favor fala connosco. Também se quiseres ajudar a melhorar o nosso código nas actividades que estamos a usar, por favor dá uma vista de olhos às tarefas pendentes.

Infra-estrutura

Hospedamos as nossa infra-estrutura digital. Utilizamos software que automatiza a implementação, configuração e gestão das nossa infra-estrutura, de todo o nosso código e ferramentas. Podem ser encontrado no nosso repositório git. Actualmente albergamos um website, o nosso fórum, o nosso servidor de correio e BigBlueButton, um servidor de videoconferências. Se tiveres conhecimento em administração de sistemas ou queiras aprender não hesites em visitar as nossas configurações e questões abertas no issue tracker.

Estamos a precisar de um servidor físico ou de colocação de servidores num centro de dados em Portugal que possamo acolher um exit node da rede Tor, por favor contacta-nos se puderes ajudar-nos com isso.

Outros

Se ainda nos queres ajudar e não há nada que desperte o teu interesse talvez possas ver as publicações não respondidas do nosso fórum ou talvez dar uma vista de olhos às tarefas burocráticas com que precisamos de ajuda. Além disso, podes ajudar-nos a melhorar o nosso site. Aqui podes encontrar as tarefas do site que não estão estritamente relacionadas com o desenvolvimento ou administração do sistema.

Familizariza-te com o fórum

Por esta altura já deves ter percebido que o fórum é onde a maioria das actividades online acontecem.

Portanto, vejamos as suas várias categorias:

  • PrivacyLx Internal Aqui encontrarás a área exclusiva para membros. É aqui que localizamos o progresso do nosso projecto e onde discutimos sobre acções futuras. Todas as semanas temos uma reunião se fores membro, és mais do que bem-vindo(a) a participar!

  • Acção Onde fazemos brainstorming, colaboramos em ideias e anunciamos eventos futuros, campanhas e acções. És mais do que bem-vindo(a) a propor e preparar um evento / campanha / acção que gostarias de realizar ou ajudar outros a fazê-lo.

  • Notícias Esta categoria enumera artigos de notícias e tópicos relacionados (mas não limitados) à privacidade, vigilância e liberdade de expressão.

  • Aprender Partilhamos aqui recursos de aprendizagem e ensino sobre privacidade e segurança digital.

  • Discutir Um lugar para discutir as implicações das violações da privacidade, discutir notícias artigos, vídeos, filmes e outras coisas.

Conversa em tempo real

Caso desejes conversar connosco e participar nas nossas discussões, encontrarás todas as opções disponíveis no nosso canal de chat público, aqui!.

Todos os membros da PrivacyLx podem juntar-se ao nosso canal privado de chat, isto geralmente acontece no momento do registo, por favor informa-nos se não for esse o caso.

Traduções