Censos 2021: Comunicado de repúdio do contrato celebrado com a Cloudflare

A associação PrivacyLx (Defend our Privacy Association) publica neste espaço o seu desagrado, relativo ao contrato celebrado pelo Instituto Nacional de Estatítica (INE), e denunciado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).

A PrivacyLx repudia a decisão de celebração de um contrato com a Cloudflare para intermediar os dados pessoais que, através dos Censos, todos os portugueses se veem legalmente obrigados a entregar. Tais dados constituem um ativo demasiado valioso para eventuais empresas interessadas. Nenhuma indemnização ou medida punitiva poderá atenuar os eventuais danos que estas venham a causar, e que caso se venham a verificar, constituem um delito de extrema gravidade. Esta notícia não nos surpreende de todo. Temos verificado e denunciado a crescente dependência de tecnologias invasoras da privacidade por parte do Estado Português, como o uso disseminado do Google Analytics ou o recurso a formulários Google e Microsoft.