Hardware Decentralizado


Ao longo do próximo mês e meio, a PrivacyLx publica bissemanalmente a primeira edição de um blog intitulado “Descendo a toca do coelho”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para os perigos de viver numa sociedade sobre permanente vigilância, e mobilizar os portugueses na adoção de soluções que visem dirimir os olhares, que afetam o nosso comportamento e condicionam as nossas opções.


PARTE III - O paliativo

Capítulo 4 - Hardware decentralizado

O Blockchain (1) é uma tecnologia promissora quando usada de forma descentralizada. O jargão é literalmente traduzido por uma cadeia de blocos que agrega transações inseparáveis por criptografia, dispensando a existência de um ou mais intermediários, tornando-as robustas, integras e resistentes à censura. Utilizações práticas aplicam-se em servidores de domínio (DNS - Domain Name Servers), carteiras de moeda digital e Identidade de Auto-Soberania (SSId - Self-Sovereign Identity). Neste caso e a título de exemplo, esta tecnologia permite a identificação inequívoca de uma qualquer entidade sem transferência de dados pessoais. Desta forma, tornar-se-á possível o acesso a contas on-line (p.ex. o site das finanças) através um cartão de memória portável e sem a existência de serviços de identificação centralizados.

Estávamos na aurora da crise financeira de 2008, quando esta tecnologia atingiu a sua maturidade e viu a luz do dia quando teve a primeira aplicação real - tinha nascido o Bitcoin, uma moeda digital como reação ao poder centralizador dos Bancos e à dívida dos Estados soberanos. O caso de Malta foi epicentro das ondas de choque e as sirenes soaram alto alertando para a vulnerabilidade das reservas bancárias garantidas pelos Estados. O que vai acontecer no futuro quando houver a próxima crise de confiança e a sociedade se destruturar, desta vez abalada pela impotência e falta de controlo das estruturas digitais?

Atualmente, temos de recuar a esse ano para encontrarmos equipamentos informáticos que respeitam a liberdade dos computadores e a privacidade dos usuários. O programa de certificação da FSF - Free Software Foundation (2) é o reduto da última réstia de esperança dos resitentes que procurem garantir ou recupera a sua absoluta soberania. Que fique muito claro: já não somos donos dos equipamentos que adquirimos. Se tais equipamentos são dispendiosos e limitados pelos múltiplos desenvolvimentos tecnológicos alcançados posteriormente, é curioso verificar que a esmagadora maioria das tarefas desempenhadas nos computadores, como: navegar na internet, consultar emails, trabalhar no Office, programar; podem ser desempenhadas de forma mais económica por uma placa computacional integrada (SBC - Single Board Computer), e que pode chegar à ordem de dois dígitos!

A variedade de alternativas ser muito restrita, existindo um fabricante que se destaca: Olimex. Esta empresa comercializa (entre outros) a placa open-source e certificada (3) - OlinuXino, apesar do seu processador proprietário (5). Esta encontra-se inserida no laptop TERES (4) e no servidor pessoal FreedomBox (6).

A característica modular do laptop TERES oferece maior liberdade ao utilizador, promovendo a reparação e, por conseguinte, o tempo de vida do aparelho. Acima de tudo oferece privacidade, devido à facilidade de remoção (presumo) do microfone e câmara, à semelhança do que acontece com o telemóvel Faiphone (4), dado que este possibilita a comunicação por um par externo de headphones com microfone integrado, dispensando o microfone embutido.

A FreedomBox, é entre as suas congéneres (9) aquela que colocou a palavra “privacidade” em primeira-linha (10). Além de oferecer uma panóplia de aplicações FOSS pré-instaladas (11), possui a flexibilidade para incorporar outras soluções: como a integração com o Nextcloud (12) (que falarei adiante) ou a comunicação por torres Wi-Fi (13); não descurando uma aplicação para telemóvel e disponível na app store F-Droid.

Todavia, a grande proeza deste projeto reside na visão de descentralizar e libertar os todos utilizadores da dependência de entidades terceiras como a Google. À exceção de requerer do usuário o mínimo de conhecimento na abertura de portas no router, apresenta uma solução final chave-na-mão (plug-and-play). De qualquer forma, sempre existe o recurso à ajuda do fornecedor de sinal digital (ISP - Internet Server Provider).

Existem outras soluções que ainda assim merecem destaque, como as apresentadas por empresas como a: Kobol (14), Pine64, (15), System76 (16), StarLabs (17) e ThinkPenguin (18). Deste modo, perde-se a pureza do OSHW mas, dependendo da opção, aumenta-se a capacidade de memória e processamento, permitindo alargar o leque de soluções FOSS e a correr em simultâneo. Seja qual for a opção, provavelmente a solução mais equilibrada será recorrer a um computador da marca Purism ou da portuguesa Libretrend (19).

Equipar estes equipamentos de soluções FOSS depende da finalidade. Uma das soluções que merece especial atenção é o Nextcloud (20). Esta solução permite o alojamento local e descentralizado, quer através soluções de hardware plug-and-play (21) ou via software através do projeto NextcloudPi (22), bastando para isso executar uma única linha de código diretamente no terminal do Sistema Operativo (SO) Debian para proceder à instalação.

Dados que este sistema operativo (SO) apenas está ao alcance de utilizadores intermédios, o aconselhável é testar a sua instalação num computador antigo. Existe ainda a possibilidade de correr o SO em uma máquina virtual - como o Oracle VirtualBox (23) - e assim, ter em casa uma VPS - Virtual Private Server (Servidor Pessoal Virtual) (24) de fácil manutenção.

Para os mais exigentes, em termos de segurança esta solução permite a autenticação TOTP através da Nitrokey (25) e a integração com soluções blockchain (26). Em termos de extensão de capacidades, a solução pode passar por um servidor NAS - Network Attached Storage (27) com o Open Media Vault (28) na gestão e monitorização de discos, memória e instâncias do Docker (29). Esta solução não só inclui a utilização do Nextcloud, como facilita o uso de outras aplicações (30).

(1) - About: https://en.wikipedia.org/wiki/Blockchain

(2) - FSF endorsed

(3) - OlinuXino: https://www.olimex.com/Products/OLinuXino/open-source-hardware

(4) - About: https://www.olimex.com/Products/DIY-Laptop/KITS/TERES-A64-WHITE/open-source-hardware

(5) - About: https://www.fsf.org/resources/hw/single-board-computers

(6) - About: https://www.olimex.com/Products/OLinuXino/Home-Server/Pioneer-FreedomBox-HSK/open-source-hardware

(7) - About: https://invidio.us/watch?v=ksKA4OwujoI

(8) - About: https://freedomboxfoundation.org/

(9) - About: https://wiki.p2pfoundation.net/Decentralized_Self-Hosting_and_Local_Hosting

(10) - About: https://wiki.debian.org/FreedomBox/Features

(11) - About: https://en.wikibooks.org/wiki/FreedomBox_for_Communities

(12) - About: https://en.wikibooks.org/wiki/FreedomBox_for_Communities/Digital_Library

(13) - About: https://en.wikibooks.org/wiki/FreedomBox_for_Communities/Wi-Fi_Towers

(14) - About: https://kobol.io/

(15) - About: https://forum.pine64.org/

(16) - About: https://system76.com/

(17) - About: https://starlabs.systems/

(18) - About: https://www.thinkpenguin.com/

(19) - About: https://libretrend.com/

(20) - About: https://nextcloud.com/

(21) - About: https://nextcloud.com/box/

(22) - About: https://ownyourbits.com/nextcloudpi/

(23) - About: https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_server

(24) - About: https://www.virtualbox.org/

(25) - About: Nitrokey: https://nextcloud.com/blog/nitrokey-and-nextcloud-collaborate-on-securing-private-clouds/

(26) - About: https://nextcloud.com/blog/introducing-cloud-storage-in-the-blockchain-with-sia-and-nextcloud/

(27) - About: https://en.wikipedia.org/wiki/Network-attached_storage

(28) - About: https://www.openmediavault.org/

(29) - About: https://www.docker.com/

(30) - About: https://invidio.us/playlist?list=PLDawMIcxuUkpdZX-ernQQfI2SLMIbc4PM

Recomendações