PrivacyLx monta 30 Servidores Snowflake


A PrivacyLx obteve financiamento do Tor Project para configurar e manter 30 bridges Snowflake durante 3 meses. A PrivacyLx contribui assim para uma internet mais livre e sem censura, ajudando a rede Tor.

O que é o Snowflake?

Snowflake é uma bridge que torna possível utilizar o Tor mesmo em países onde é censurado pelo governo. Ao aceder ao Tor através do Snowflake, os sites que visitamos são transformados em videochamadas, aos olhos de quem tenta intersetar a conexão. Por um lado, isto permite a qualquer pessoa aceder através do Tor à internet livre e de forma anónima, e por outro, esconde esse acesso, protegendo quem acede de consequências legais ou piores.

Em países como o Irão, que bloqueiam uma boa parte dos sites e serviços que conhecemos, removem de lojas de aplicações locais as apps mais utilizadas hoje em dia e chegam mesmo a bloquear o acesso global à internet, é crucial haver ferramentas que consigam assegurar direitos básicos como liberdade de expressão, liberdade de associação e liberdade de imprensa.

Objetivos da Bolsa

O financiamento fornecido pelo Tor Project é um fundo de emergência para ajudar a que pessoas no Irão se possam conectar à rede tor. Por outro lado, visa também incentivar organizações apoiantes do Tor a continuarem este projeto, permitindo-lhes ganhar bases que tornam mais fácil manter os servidores Snowflake no futuro.

Neste momento já temos os 30 servidores a correr.

Também podes correr o teu Snowflake!

Qualquer um pode correr uma versão mais leve do Snowflake no seu navegador. Basta instalar uma extensão disponóvel para Firefox, Chrome, Edge ou Brave) e já está! Desde que estejas num país onde o Tor não é censurado (Portugal, por exemplo), não há qualquer risco de usar. As pessoas que ajudas simplesmente se conectam apenas através do teu navegador à rede Tor, portanto não estão diretamente aceder a sites através de ti.

Apardrinha um Snowflake ❄️

Com a bolsa, a PrivacyLx tem vários snowflakes a correr, adjudando cada um cerca de 130 pessoas por hora (muito mais do que se corresses no navegador). Mas é um trabalho um pouco técnico. Por isso, se quiseres ajudar mas não tiveres tempo, ou conhecimento de administração de servidores, podes adotar um Snowflake ❄️ e ajudá-lo a viver para além da bolsa. Cada snowflake precisa de cerca de 15 euros por mês. Por isso, bastam 5 padrinhos a oferecer 2 por mês ou 3 padrinhos a dar 5 euros.

Por último, se tiveres competências de administração de sistemas e nos quiseres ajudar a manter os snowflakes com ansible, junta-te à PrivacyLx ou aparece no nosso fórum e manifesta o teu interesse.