Idiocracia


Ao longo do próximo mês e meio, a PrivacyLx publica bissemanalmente a primeira edição de um blog intitulado “Descendo a toca do coelho”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para os perigos de viver numa sociedade sobre permanente vigilância, e mobilizar os portugueses na adoção de soluções que visem dirimir os olhares, que afetam o nosso comportamento e condicionam as nossas opções.


PARTE I - O problema

Capítulo 4 - Idiocracia

Enquanto gigantes como a Microsoft ou a Tencent (WeChat) evoluíram e foram conquistando poder, alguns governos reafirmaram a sua influência com o uso de métodos repressivos tradicionais. A lista é longa e constitui uma ameaça à liberdade de expressão e inclui: a lei da mordaça (1), a condenação de denunciantes (2), a perseguição de jornalistas (3), a intimação (4), a detenção ilimitada (5). Façamos justiça às vítimas deste sistema que sacrificaram as suas vidas em prol de um mundo melhor, lembrando neste sentido mais uma frase de Edward Snowden: «Crescer é ter a noção de que nossa existência foi governada por sistemas de regras, diretrizes e normas difusas cada vez mais insuportáveis, sem consideração pelos nossos sentimentos e sujeitos a mudanças sem aviso prévio. Algumas só foram descobertas depois de quebradas.» (6)

E se há 20 anos alguém nos dissesse que teríamos de usar um dispositivo de rastreio a tempo inteiro a controlar as nossas atividades, inclusive as atividades biométricas, aceitaríamos? Deixaríamos que a nossa correspondência fosse “violada” com o nosso consentimento? Concordaríamos que pudessem haver microfones e câmaras apontadas a todo o lado, e que informação a nosso respeito estaria a ser compilada sem a nossa autorização? Não iriamos considerar muito estranho esse futuro?

Podemos continuar a ignorar o mundo à nossa volta, rumo à Idiocracia (7), que nem o personagem Cypher do filme “The Matrix” (1999) que chega à conclusão: «Ignorance is bliss» (a ignorância é abençoada) (8). Por incrível que pareça, esta alusão à frase da mais famosa obra de George Orwell (1984): «War is peace. Freedom is slavery. Ignorance is strength.» (A guerra é paz. A liberdade é escravatura. A ignorância é força.) parece retratar diversas circunstâncias à nossa volta, ou até superar! Atualmente, a ficção saltou para a realidade, e em muitos aspetos são uma mistura bizarra de obras como 1984, Brave New World e Fahrenheit 451 (9).

Se queremos continuar a seguir este caminho, recomendo o livro “Get stupid!” (com o método “ignorance is a bliss”) de Trevor Strong. Estou seguro que vai servir para continuar a eleger presidentes em favor do negacionismo (10) como Trump e Bolsonaro, nesta era de pós-verdade (11) e com o quinto poder a perder força. Citando Martin Luther King: «A tragédia final não é a opressão e a crueldade das pessoas más, mas o silêncio das pessoas boas.» (12).

(1) About: https://en.wikipedia.org/wiki/Gag_order

(2) - Whistleblowers: https://www.newyorker.com/news/daily-comment/obama-leaves-trump-a-mixed-legacy-on-whistle-blowers

(3) - Example (Miranda and Greenwald): https://en.wikipedia.org/wiki/Glenn_Greenwald

(4) - Example, the Lavabit affair.

(5) - About: https://en.wikipedia.org/wiki/Indefinite_detention

(6) - «To grow is having the notion that our existence was governed by systems of rules, dim guidelines and norms, each time more unbearable upon us, not regarding our feelings and subject to change without warning. Some of those only found after broken down.»

~ “Permanent Record” by Edward Snowden

(7) - About: https://en.wikipedia.org/wiki/Idiocracy

(8) - About: https://en.wikipedia.org/wiki/Ignorance_Is_Bliss

(9) - Inspirado em um meme. Fonte desconhecida.

(10) - Sobre: https://pt.wikipedia.org/wiki/Negacionismo

(11) - Sobre: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-verdade

(12) - Original: «The ultimate tragedy is not the oppression and cruelty by the bad people but the silence over that by the good people». Martin Luther King Jr.

Recomendações